PREFÁCIO
COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR E TRANSMITIR INFORMAÇÕES QUE PUDESSEM SER ÚTEIS AO COTIDIANO DA CRIANÇA, E CONSEQUENTEMENTE DE SEUS FAMILIARES, ALÉM DE OPORTUNIZAR A POSSIBILIDADE DE SE PENSAR EM UMA CIDADE MELHOR E NUM TRÂNSITO SEGURO PARA TODOS, LEVANDO-A A PERCEBER A IMPORTÂNCIA DE OBEDECER AS LEIS, RESPEITAR O PRÓXIMO E EVITAR ACIDENTES, INICIAMOS O PROJETO TRÂNSITO.
ATRAVÉS DE RODAS DE CONVERSA, PUDE IDENTIFICAR O CONHECIMENTO PRÉVIO E OS INTERESSES DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AO ASSUNTO. Á PARTIR DAÍ FORAM UTILIZADOS VÁRIOS RECURSOS, COMO AS PESQUISAS ENVIADAS PELOS PAIS, VÍDEOS, AULAS EXPOSITIVAS, LEITURAS, DESENHOS E CONFECÇÃO DE CARTAZES COLETIVOS Á PARTIR DO COMENTÁRIO DAS CRIANÇAS SOBRE SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR ELAS E PELOS PAIS E TAMBÉM SOBRE MANEIRAS DE EVITAR ACIDENTES E MULTAS.
ALÉM DISSO, HOUVE SIMULAÇÃO DE SITUAÇÕES REAIS, COMO ATRAVESSAR NA FAIXA DE PEDESTRES, UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, SEMÁFORO, PLACAS E SINAIS DE TRÂNSITO.
TODOS PARTICIPARAM EFETIVAMENTE, E PASSARAM A COMPARTILHAR EXEMPLOS REAIS DO QUE DEVEM E NÃO FAZER PARA GARANTIR UM TRÂNSITO SEGURO PARA MOTORISTAS E PEDESTRES.
COLETIVAMENTE, CONSTRUIMOS UMA MINICIDADE DO TRÂNSITO NA ESCOLA, ONDE OS ALUNOS DEVERIAM OBEDECER E RESPEITAR PLACAS E SINALIZAÇÕES, ESTANDO SUJEITOS A RECEBER MULTAS NA CARTEIRA DE MOTORISTA PROVISÓRIA.
ATIVIDADE DESENCADEADORA
INICIAMOS O PROJETO COM UM VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O TRÂNSITO.
EM SEGUIDA, NA RODA DE CONVERSA AS CRIANÇAS RESPONDERAM ALGUMAS PERGUNTAS:
PROFESSORA: O QUE VOCÊS ENCONTRAM NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA?
CRIANÇAS: ESGOTO, CARROS, ÔNIBUS, PERUA.
PROFESSORA: ONDE DEVEMOS ATRAVESSAR A RUA?
CRIANÇAS: NA CALÇADA.
PROFESSORA: OS CARROS PODEM ANDAR MUITO RÁPIDO?
CRIANÇAS:- MEU PAI E MINHA MÃE ANDAM RÁPIDO.
-MEU AVÔ ANDA RÁPIDO.
- QUANDO O CARRO CORRE PODE ATROPELAR.
- BICHOS NÃO PODEM DIRIGIR.
PROFESSORA: CRIANÇAS PODEM ANDAR NO BANCO DA FRENTE?
CRIANÇAS: - NÃO.
- EU VOU NA CADEIRINHA.
- QUANDO O CARRO ESTÁ PARADO EU SENTO NA FRENTE, QUANDO ELE ANDA EU SENTO ATRÁS.
-TEM CINTO NO MEU CARRO.
PROFESSORA: QUEM JÁ VIU UM FAROL NA RUA?
CRIANÇAS: - EU (TODOS LEVANTAM AS MÃOS)
-NO VERMELHO PÁRA, O AMARELO É ATENÇÃO E NO SINAL VERDE TEM QUE ANDAR.
-QUANDO O FAROL ESTÁ VERMELHO MEU PAI ANDA.
-O HOMINHO VERMELHO É PRA PARAR E O VERDE PRA ANDAR.
AO FINAL, COMO REGISTRO, FIZEMOS UMA ATIVIDADE LIVRO, ONDE AS CRIANÇAS DEVERIAM RECORTAR DE REVISTAS UMA FIGURA QUE REPRESENTASSE ALGO QUE VÊEM NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA. TODOS SE INTERESSARAM PELA PROPOSTA, E ALGUNS IDENTIFICARAM FIGURAS, COMO CARRO, FAROL, FAIXA DE PEDESTRES, ETC.
Á PARTIR DO INTERESSE DAS CRIANÇAS TRABALHEI VÁRIAS ATIVIDADES, CONSIDERANDO O CONHECIMENTO QUE JÁ TINHAM SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS.
ATIVIDADE 1
CANTAMOS A MÚSICA:
O VERMELHO É PRA PARAR
O AMARELO É PRA ESPERAR
E O VERDE QUER DIZER QUE EU
JÁ POSSO ATRAVESSAR
EM SEGUIDA AS CRIANÇAS FIZERAM UMA ATIVIDADE EM FOLHA:
PINTE O FAROL COM AS CORES INDICADAS.
VERMELHO
AMARELO
VERDE
COMENTÁRIO DAS CRIANÇAS:
-MINHA MÃE JÁ PASSOU NO SINAL VERMELHO.
- MEU AVÔ PASSOU NO FAROL VERMELHO E EU BRIGUEI COM ELE.
ATIVIDADE 2
ATRAVESSE SEMPRE NA FAIXA DE PEDESTRES E OLHE PARA OS DOIS LADOS ANTES DE ATRAVESSAR.COMENTÁRIO DAS CRIANÇAS:
-EU JÁ VI ESSA FAIXA NA RUA.
-HOJE MINHA MÃE NÃO ATRAVESSOU NA FAIXA.
-MEU PAI PAROU O CARRO EM CIMA DA FAIXA DE PEDESTRES.
AULA SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
ATIVIDADE 3
NUNCA DEIXE DE USAR O CINTO DE SEGURANÇA, MESMO QUE ESTEJA SENTADO NO BANCO DE TRÁS.
COMENTÁRIO DAS CRIANÇAS:
-“QUANDO O CARRO ESTÁ PARADO EU SENTO NO BANCO DA FRENTE, QUANDO ELE ANDA EU SENTO NO BANCO DE TRÁS.”
-“NO MEU CARRO TEM CINTO.”
-“NO MEU CARRO TEM CADEIRINHA.”
ATIVIDADE 4
QUANDO ESTIVER SENTADO PERTO DA JANELA, NUNCA COLOQUE OS BRAÇOS E A CABEÇA PARA FORA.
LEITURA DO LIVRO:
SUPER CARROS- LICO, APLICANDO A LEI.
OBJETIVO: CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR AS LEIS DE TRÃNSITO.
COMENTÁRIO DAS CRIANÇAS.
- O LICO ESTAVA CORRENDO E BATEU NO ÔNIBUS, ENTÃO FUGIU PARA NÃO LEVAR BRONCA DO PAI DELE. MAS DEPOIS ELE LEVOU UMA MULTA E UMA BRONCA MUITO GRANDE DO PAI E DA POLÍCIA.
-QUANDO LEVA MULTA TÊM QUE PAGAR.
-MEU PAI JÁ LEVOU MULTA.
REGISTRO:
DESENHO COLETIVO
FILME DO PATETA: “O SENHOR VOLANTE E O SENHOR ANDANTE”
OBJETIVO: CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÃNCIA DE RESPEITAR O PRÓXIMO E MOSTRAR O LADO DO MOTORISTA E O DO PEDESTRE NO TRÃNSITO.
RODA DE CONVERSA:
CRIANÇAS:- “ATRAVESSOU A RUA SEM OLHAR E CAUSOU UM ACIDENTE”
- “DIRIGIU LENDO JORNAL.”
-“TOMOU MULTA.”
-“APOSTOU CORRIDA.”
-“XINGOU OUTROS MOSTORISTAS.”
-“NÃO CUIDOU DO CARRO E ELE QUEBROU.”
-“PRIMEIRO ELE CORREU E DEPOIS ANDOU MUITO DEVAGAR.”
REGISTRO: PARA REGISTRAR A ATIVIDADE, PEDI QUE AS CRIANÇAS FIZESSEM UM DESENHO SOBRE O FILME.
RODA DE CONVERSA: ACIDENTES
CRIANÇAS: -“ EU BATI, E A POLÍCIA PEGOU MINHA CARTEIRA, AÍ EU FUI NA LOJA DE 1 REAL COMPREI OUTRA E TROQUEI DE CARRO.”
-“MEU PAI NÃO BATE.”
-”MEU PAI JÁ BATEU O CARRO.”
-“EU VI UM MENINO DE BICICLETA QUE FOI ATROPELADO NA RUA.”
PROFESSORA: “O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR ACIDENTES?”
CRIANÇAS: “TOMAR CUIDADO.”
- “ANDAR SOMENTE NA CALÇADA.”
- “ATRAVESSAR NA FAIXA DE PEDESTRES.”
-“ USAR CAPACETE.”
-USAR CINTO DE SEGURANÇA.”
PARA FINALIZAR ESTA ATIVIDADE, FIZEMOS UM CARTAZ COM MANEIRAS
DE EVITAR ACIDENTES.
SIMULAÇÃO DE UMA PEQUENA CIDADE.
AS MENINAS TROUXERAM BONECAS QUE REPRESENTARAM OS PEDESTRES, E OS MENINOS TROUXERAM CARRINHOS.
NESTA ATIVIDADE, Á MEDIDA QUE AS CRIANÇAS COMETIAM INFRAÇÕES, ERAM COLOCADAS MULTAS NA CARTEIRA DE MOTORISTA.
ESTA AULA TAMBÉM FOI SOBRE PLACAS E SINALIZAÇÕES:
CONHECENDO AS PLACAS:
PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE FIZ A LEITURA DO LIVRO “AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO” (ZIRALDO)EM SEGUIDA, ESPALHAMOS PLACAS POR TODA A ESCOLA.
AO FINAL DO PROJETO, ASSISTIMOS AO FILME “CARROS”.
PRODUTO FINAL:
COMO PRODUTO FINAL, FORAM ENTREGUES AS CARTEIRINHAS DE MOTORISTA OFICIAIS DAS CRIANÇAS.OS 10 MANDAMENTOS DO BOM MOTORISTA
1- RESPEITAR AS PLACAS DE TRÂNSITO.
2- USAR O CINTO DE SEGURANÇA.
3- NÃO ANDAR NA CONTRA-MÃO.
4- NÃO ULTRAPASSAR O LIMITE DE VELOCIDADE.
5- NÃO ULTRAPASSAR EM LUGAR PROIBIDO.
6- NÃO BEBER ANTES DE DIRIGIR.
7- NÃO COLOCAR A CABEÇA E O BRAÇO PARA FORA DO CARRO.
8- FAZER REVISÃO NO CARRO ANTES DE VIAJAR.
9- USAR O PISCA-PISCA SEMPRE QUE FOR VIRAR.
10- NÃO ULTRAPASSAR O SEMÁFORO VERMELHO.
(RETIRADO DO SITE: cybelemeyer.blogspot.com)
0 comentários:
Postar um comentário