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domingo, 13 de fevereiro de 2011

Para pais e professores

Período de Adaptação

         Mesmo que algumas crianças ingressem na escola com facilidade, não é de estranhar que outras inicialmente se sintam inseguras em um ambiente novo e diferente. Estes sentimentos são normais, e é por isto que as escolas geralmente proporcionam um período de adaptação, auxiliando a criança a se acostumar lentamente, sem se sentir abandonada pela família.
         É preciso que os pais examinem os sentimentos que neles desperta o ingresso do filho na escola. Frequentemente as dificuldades da criança em se adaptar à escola estão associados às angústias dos pais diante da separação e crescimento do filho.
         Os pais também devem avaliar como eles se sentem em relação a escola, pois se não gostam ou não confiam nela, fica mais complicado a criança sentir-se tranqüila neste novo ambiente.
         Desta forma, a família também tem o importante papel no período de facilitar esse processo de adaptação. Combinar com a criança o horário que irá busca-la, evitar ao máximo se atrasar ou não mentir para a criança dizendo que já retorna são exemplos de atitudes que poderão deixar a criança mais tranqüila.
         Pais que ameaçam bater ou castigar o filho ou assustam dizendo que “o velho do saco” irá pega-lo se não ficar na escola, além de não ajudarem, tendem a atrapalhar o processo de adaptação. Também não é recomendável que os pais prometam recompensar a criança dando algo que ela deseja para ajuda-la a ficar na escola.
         Isto porque a razão da criança estudar não está naquilo que obterá dos pais. A criança deverá entender, com o passar do tempo e auxílio da família, que estudar é sua responsabilidade, é necessário para sua vida e crescimento, além de ser um valor importante para ela e sua família.
         Portanto, não são as ameaças, os medos e as recompensas que fazem a criança ficar na escola, mas o sentimento de que estudar e estar na escola é bom para ela. Frente a isto, a família ajuda a criança a se adaptar na escola quando transmite verdadeiramente que a escola é algo positivo.
         Outra questão a ser considerada é que a adaptação escolar não ocorre apenas no início da escolarização. É preciso que a família e a escola estejam atentas ao impacto de mudanças como troca de escola, repetência, ingresso ao ensino médio ou mesmo o ingresso da criança ao sexto ano do ensino fundamental, quando aumenta o número de professores, de cadernos, de livros e de cobranças.
         Enfim, ao longo da vida escolar há diversas situações que mobilizam pais, crianças, escola e precisam de constante acompanhamento.

A criança deverá entender, com o passar do tempo que a sua responsabilidade é estudar.

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