Feeds RSS
Feeds RSS

domingo, 13 de setembro de 2009

Artes Visuais na Educação infantil...

"As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação. Comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais.
As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras e carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.”
(RCN's para Educação Infantil- Volume3)



Romero Britto é uma ótima opção para se trabalhar na Educação Infantil, pois suas obras chamam muita atenção das crianças através de suas cores e formas. Seguem abaixo algumas obras que escolhi para trabalhar com a minha turminha...

1 comentários:

Fátima disse...

Nossa Tia Ju, trabalhar com Romero Britto é simplesmente maravilhoso, tive a oportunidade de trabalhar a 1ª vez no 1º semestre desse ano, aplicando atividades de elaboração de desenhos, pinturas, vitrais (em copos de vidro) entre outras.
Quando tiver a oportunidade vá ao centro Romero Britto, fica no centro de São Paulo, não tenho site aqui mas depois eu te envio.

Beijinhos e parabéns pelo ótimo blog.