Feeds RSS
Feeds RSS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Finalização do Projeto Romero Britto

Como postei anteriomente trabalhei com a turminha o Projeto Romero Britto, e foi maravilhoso conhecer esse artista brasileiro e suas obras maravilhosas. Para finalizar pintamos esses copos que ficaram lindos, e para acompanhar o colorido enchi com balas e pirulito.


Para as meninas.
                                                                 

Para os meninos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Para mim essa é a magia de ensinar, vestir a camisa e dar o melhor de si para o próximo."



Estou adorando o Projeto "Bichinhos de Jardim", e o mais importante é ver a aprendizado acontecendo na fala e no rostinho dos pequenos.

Ficaram lindos os quadrinhos feitos pela Tia Elô. Adorei!!!


domingo, 13 de setembro de 2009

Artes Visuais na Educação infantil...

"As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação. Comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais.
As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras e carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.”
(RCN's para Educação Infantil- Volume3)



Romero Britto é uma ótima opção para se trabalhar na Educação Infantil, pois suas obras chamam muita atenção das crianças através de suas cores e formas. Seguem abaixo algumas obras que escolhi para trabalhar com a minha turminha...

Seguem algumas atividades para Educação Infantil...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Terrário

Olá pessoal, estarei postando as etapas do projeto "Bichinhos de Jardim", que estou realizando com a turminha do G4 na escola em que trabalho, espero que gostem e enviem sujestões.
Beijinhos





Esse foi o terrário que montamos, uma bagunça muito construtiva, metemos na massa, ou melhor na terra, e essa foi a melhor parte, pois as crianças adoraram sujar as mãozinhas. Dessa forma, pudemos descobrir um poquinho sobre o hábitat do animais de jardim.

Passeio á Cidade do livro

Fizemos um passeio cultural á Cidade do Livro, é um lugar maravilhoso, e bem interativo e que oferece muitos estímulos atrávés da linguagem infantil.
A equipe não está completa, mas eu adoro fazer parte dela.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

PARA REFLETIR

As crianças aprendem o que vivem...


Se uma criança vive criticada, aprende a condenar.


Se uma criança vive com hostilidade, aprende a brigar.


Se uma criança vive envergonhada, aprende a sentir-se culpada.


Se uma criança vive com intolerância, aprende a não tolerar.


Se uma criança vive sem estímulo, aprende a não confiar.


Se uma criança vive sem ser apreciada, aprende a depreciar.


Se uma criança vive sem equidade, aprende a não ser justa.


Se uma criança vive sem segurança, aprende a não ter fé.


Se uma criança vive sem aceitação, aprende a não respeitar.


Se uma criança vive sem respeito e amizade, não aprende a encontrar amor no mundo…

Projeto "Os Bichinhos do Jardim"


1- JUSTIFICATIVA
"O ser humano, os animais e as plantas provocam bastante o interesse e curiosidade nas crianças (...). São muitas questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno desse tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde."
RCNI (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil)


2- OBJETIVO
Trabalhar os animais de jardim, a fim de conscientizar sobre a importância deles para a cadeia alimentar e para a vida das plantas que garantem a qualidade do ar que respiramos, levando as crianças a perceber a importância de preservar essas espécies.
           Além disso, levar as crianças a descobrir que todos os seres vivos, sejam eles humanos, plantas ou animais têm o seu habitát natural e que dependem uns dos outros para sobreviver, estimulando-as a perceber a importância de respeitar e preservar o meio ambiente para que possamos viver bem e com saúde garantindo um aproveitamento do ar, da água e do solo  para as gerações futuras.
           
3- METODOLOGIA
Rodas de conversa;
Leituras de textos informativos e de livros relacionados;
Músicas, vídeos, jogos e brincadeiras;
Atividades artísticas;
Teatro de fantoches;
Experiências;
Confecção e observação de um terrário com bichinhos de jardim trazidos pelas crianças juntamente com uma pesquisa relacionada;
Metamorfose da borboleta;
Receitas (bolo formigueiro);
Confecção de murais;
            Confecção de portfólio com registro das atividades realizadas;
            Registro das atividades realizadas com um vídeo Movie Maker.
           
4 – RECURSOS
            Pesquisas enviadas pelos pais, livros, DVD, máquina fotográfica, rádio, materiais para a confecção do terrário (aquário, terra, pedrinhas de aquário, etc.).

Falando sobre higiene



Trabalhei higiene com a turminha de 4 anos, fiz alguns cartazes, demos banho na boneca, e para finalizar fiz essa lembrancinha com pente fino, eles adoraram.